segunda-feira, 22 de julho de 2013

Novos trólebus de 15 metros com marcha autônoma começam a circular em São Paulo

 


Começaram a circular as 10 primeiras unidades dos trólebus de 15 metros de carroceria Caio BRT em São Paulo, veículos estes que fazem parte do segundo lote de 50 carros, que completarão 101 trólebus com chassi Scania. Outras 5 devem começar a operar nos próximos dias.
Com mudanças na armação superior, sendo mais alongada até a parte traseira do ônibus, estes trólebus possuem sistema de baterias, que dão autonomia ao veículo a andar de 5 a 7 km sem estar conectado com a rede elétrica, minimizando as frequentes falhas que o sistema registra todos os dias.
Depois da chegada deste lote, São Paulo vai receber mais 10 trólebus de 12,5 metros da mesma carroceria, só que com o inédito chassi Volkswagen MAN para esta aplicação. Só que estas unidades não serão dotadas da tecnologia de baterias. Apenas 51, dos 202 trólebus que operam na cidade terão esta funcionalidade.
 VLT de RECIFE-PE




O VLT de Recife é um sistema de metrô de superficíe que está sendo implantado na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.  O modelo foi apresentado pelo Governo do Estado como alternativa para melhorar a mobilidade urbana do Recife durante e após a Copa do Mundo FIFA de 2014.
O sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) terá 30,0 km de extensão , e foram gastos pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) R$ 110 milhões . O sistema terá 60 estações ao total ('com as atuais') e terá 6 linhas . ]

Dados do VLT

O VLT recifense prevê um sistema com 7 metrôs e 4 composições cada . Cada um dessas composições comporta até 200 passageiros . O intervalo será entre 5 e 11 minutos e no horário de pico poderá ter uma demanda de até 10 mil passageiros . A tarifa prevista , é de R$ 1,95 . Cada uma das estações deverá receber um módulo de transporte coletivo tradicional (Ônibus).
A velocidade máxima pode atingir 100 quilômetros por hora (km/h) mas a média de velocidade vai ficar em 50 quilômetros por hora (km/h) .

Tabela do Sistema

 

LinhaTerminaisExtensão (km)EstaçõesDuração das viagens (min)Funcionamento
1Camaragibe ↔ Moreno ↔ Recife2020Entre 5 e 15Todas,exceto a estação de Moreno
2Jardim São Paulo ↔ Macaxeira------Aproximados de 15------Em Obras
3Ilha do Leite ↔ PE-15------12Entre 5 e 20Em Obras
4Largo da Paz ↔ Cajueiro Seco------12------Todas
5Cabo de Santo Agostinho ↔ Massangana------7------1
6Cajueiro Seco ↔ Curado------5 (exceto 2 que são as que integram)------3 em obras







 

TREM COM DISPOSIÇÃO DE MUITOS ERROS SOCIO-AMBIENTAIS EM SEU INTERIOR

Chinês CNR 2012
 
 
Da serie: Mobilidade urbana Supervia
Conceito errado de transporte coletivo em modal ferroviario, visando o transporte em massa, sem preocupação com o passageiro e seu bem estar socio ambiental. Todos voltados para o maior numero de pessoas em pé do que sentados. Nota-se os corredores amplos e largos e os assentos de forma desconfortavel à viagem. Os balaustres pega-mão em locais estratégicos para agrupar maior numero de pessoas descendo o indice de ocupação ao nível mais alto entre 9/10 por m², no mínimo.

 TREM CHINES DA CNR COM MUITOS ERROS de CONFIGURAÇÃO INTERNA.
Bancos de menos, mau posicionados de lado e de costas, balaustres demais e em posição entre portas bloqueando entradas e saidas, muitos espaços nos corredores como prioridade, podendo levar ate 1000 pessoas em pé contra 600 sentadas, ar condicionado sem aferição correta de termostato, que passa dos 27 graus para até 16 graus, sem nenhum controle, causando desconforto e gerando alto grau socio ambiental aos usuarios.


 
 
 
Coreano/Rothem 2010