Vindo da esquerda, pela Perimetral em 2 linhas, a Estação da Praça XV tem o espaço necessário para agrupar as 4 linhas do sistema até o Terminal da Cinelândia. À direita, a continuação pela Perimetral indo em direção a Praça Antenor Fagundes, em frente ao Aeroporto Santos Dumont, onde no Aterro ganha o túnel para no subsolo ter-se o Terminal Subterrâneo da Estação da Cinelândia, com plataformas para embarque e desembarque com integração também com o Metrô, e outras 2 plataformas de retenção, conforme a demanda do horário.
terça-feira, 23 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Estação Terminal na Cinelândia
Vista da aérea por onde o trem chega da Praça XV por sobre a Perimetral já em quatro linhas, duas de ida e duas de volta e desce na Praça Antenor Fagundes em frente ao Aeroporto Santos Dumont e entra em um túnel no Aterro pouco antes do MAM e por baixo da superfície faz um retôrno na Praça Paris onde a Estação Terminal da Cinelândia teria as plataformas para embarque e desembarque e área de retenção das composições, conforme a demanda do horário.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Saída do Trem na Central do Brasil
Saída na lateral da Estação da Central, em vía elevada, ganhando a Rua Sen Pompeu (quatro quarteirões, com 800 m de extensão), com desapropiações em 3 m por lado. Passar ao fundo da CEDAE na Rua Sacadura Cabral, atingindo a Praça Mauá, com a primeira Estação Praça Mauá, do prolongado. Seguir ao longo da Perimetral por trás da Marinha até o estacinamento na Candelária, com a segunda Estação Candelária. Passar sobre o rabicho da Perimetral, após a Praça Antenor Fagundes, em frente do Aeroporto, penetrar em um túnel no Atêrro do Flamengo, após altura do MAM, em curva de raio de 250 m, se dirigindo para o Terminal Subterrâneo da Cinelândia, com 2 plataformas de embarque e desembarque, fazendo o retôrno tendo mais 2 plataformas com 4 linhas para estacionamento.
terça-feira, 16 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
REIVINDICAÇÃO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO DE VANS.
Em futuro próximo, teremos no Rio de Janeiro, um trânsito com riscos de paralisação, como está também previsto para São Paulo, muito mais em breve, porque estamos na verdade, voltados para o desenvolvimento do transporte coletivo sobre rodas de borracha, e que a cada ano aumenta em escala vertiginosa, com a produção sempre em alta das montadoras de automóveis. O preço a ser pago pelo governo, para o desafogamento desse caos, vai estar em obras rodoviárias; como viadutos, vias expressas, e ver o sistema alternativo de transportes de massa crescer, que trarão certo alivio, mas contudo, não solucionarão o problema de locomoção da população, porque pouco ou nada se investe em transporte realmente de massa sobre trilhos. O metrô é um meio de transporte de massa, de custos muito alto para se expandir nas diversas localidades das cidades, que abrigam os trabalhadores do Rio de Janeiro. A melhor alternativa, ainda é o trem convencional, já que o moderno trem com tecnologia de levitação magnética, ainda precisa ter investimentos para sua fabricação.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Por Onde Passar o Trem...
O ponto crítico da passagem do trem da Central para a Cinelândia, é sem dúvida levá-lo até a Praça Mauá. Tentaram sob a Av. Mal. Floriano, com um Terminal subterrâneo na Praça Mauá, não se pensava então numa linha até a Cinelândia. A alternativa mais provável é sair por um elevado sobre a Rua Senador Pompeu, ter a sustentação no Morro do Valongo, pela Ladeira Pedro Antonio, passando pela Rua Sacadura Cabral até a Praça Mauá, ganhando a Perimetral. A primeira Estação, na área de estacionamento da Marinha com a Candelária. A segunda Estação, Praça XV/Aeroporto, ao longo da Praça Antenor Fagundes. Seguindo a Av. Gen. Justo, com entrada subterrânea após passar a Praça Salgado Filho, seguindo em uma curva de 200 metros se direcionando ao Terminal Subterrâneo da Cinelândia, provido de 2 plataformas de estacionamento e outras quatro linhas em outras 2 plataformas para embarque e desembarque, retomando a linha paralela de volta a Central, onde se manteria o parque de retençaõ dos trens, conforme a demanda do horário.
Assinar:
Postagens (Atom)