MagLev-Cobra
Trem de levitação magnética brasileiro começa a
ser construído
Com informações da Faperj -
23/05/2013
O trem de levitação
magnética possui uma eficiência energética quase 20 vintes maior do que a de um
ônibus a diesel. [Imagem: COPPE/UFRJ]
Levitação
brasileira
Dentro de um ano, os
frequentadores do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
poderão usar o primeiro trem que levita da América Latina.
Já começaram as obras da
construção da estação de embarque do Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da
Coppe/UFRJ, que ligará inicialmente os dois centros de tecnologia do campus.
A implantação do
Maglev-Cobra é fruto de convênios firmados com o BNDES e com a FAPERJ (Fundação
de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), envolvendo investimentos de
R$ 10,5 milhões.
Desenvolvido no Laboratório
de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do
professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra terá capacidade para transportar até
30 passageiros em quatro módulos, que estão sendo construídos na Cidade
Universitária pela empresa Holos.
"O Maglev-Cobra coloca
o Brasil em lugar de destaque no desenvolvimento de tecnologias de
levitação", afirma o professor Richard Stephan.
Segundo ele, a China e a
Alemanha estão criando, no momento, protótipos em laboratório com essa
tecnologia, mas o Brasil já está construindo uma linha operacional.
O veículo, que dispensa
rodas, não emite ruído e nem gases de efeito estufa, entrará em operação em
2014, antes da Copa do Mundo, percorrendo um trajeto de 200 metros.
"O Maglev-Cobra coloca
o Brasil em lugar de destaque no desenvolvimento de tecnologias de
levitação." [Imagem: COPPE/UFRJ]
Supercondutores
Além de sustentável, o
veículo também é econômico. Suas obras de infraestrutura chegam a ser 70% mais
baratas do que as obras do metrô subterrâneo, com muito menos impacto na vida
da cidade.
A construção de um metrô no
Rio de Janeiro tem o custo de R$ 100 milhões por quilômetro. Já o trem de
levitação, calculam os pesquisadores, poderá ser implantado por cerca de R$ 33
milhões por quilômetro.
"Na área de transporte
público, podemos dizer que o Maglev é um dos veículos mais limpos do mundo, em
termos de emissões. Trata-se de uma solução para o transporte urbano,
perfeitamente adaptável a qualquer tipo de topografia", ressalta Stephan.
O pioneirismo do
Maglev-Cobra está na utilização da técnica de levitação com emprego de supercondutores
e ímãs de terras raras.
Os supercondutores são
refrigerados com nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC. Um protótipo
funcional utilizado hoje no laboratório de testes desliza por um trilho de 12
metros, com 8 passageiros.
Movido a energia elétrica, o
Maglev possui baixo consumo de energia, cerca de 25 kJ/pkm (unidade que mede a
quantidade de energia gasta para transportar cada passageiro por um
quilômetro).
Para se ter ideia da
vantagem da tecnologia em termos de eficiência energética, o consumo de um
ônibus comum é de 400 kJ/pkm e o de um avião é de 1.200 kJ/pkm.
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