|
|
Entre 2016 e 2020, o estado do Rio de Janeiro terá cerca de 500 automóveis para cada mil habitantes, ou seja, um carro para cada dois moradores. De acordo com a pesquisa, fruto de estudo coordenado pelo professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, Paulo Cezar Ribeiro, a estimativa é de que a frota de 1 milhão 867 mil de automóveis que circula hoje na cidade ultrapasse os 3 milhões até 2020.
Segundo o professor, a tendência do aumento da frota é observada não só na capital, mas também nas cidades de pequeno e médio porte. Nos últimos 10 anos, a frota dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói cresceu, em média, 28%, enquanto Campos apresentou aumento de 43% e Duque de Caxias e Nova Iguaçu, de 38%.
“As cidades precisam se preparar urgentemente para lidar com esse aumento. É necessário proporcionar ao usuário um sistema público de transporte eficiente, capaz de desestimular o uso do transporte individual”, recomenda Paulo Cezar.
A estimativa é de que a taxa de motorização no estado do Rio seja equivalente à de países desenvolvidos, como Alemanha, França e Inglaterra, que oferecem á população transporte coletivo adequado à demanda , eficiente e de qualidade.
Segundo dados do Denatran, circulam ao todo no Brasil 64 milhões de veículos, sendo 39 milhões de automóveis. Uma taxa de motorização de 315 veículos, que engloba automóveis, utilitários e camionetas por mil habitantes. Com essa tendência de crescimento da frota, o professor da Coppe estima que a partir de 2020 o país totalize 95 milhões de veículos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário